terça-feira, 20 de março de 2012

Trem chinês realiza viagem inaugural nos trilhos da SuperVia

O presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, o governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, e o secretário estadual de transportes, Julio Lopes, inauguraram nesta terça-feira (20/03), o primeiro de 30 trens chineses adquiridos pelo Governo do Estado. Em sua viagem inaugural, o trem chinês fez o percurso entre as estações Central do Brasil e Silva Freire, no Méier, estação que está em fase final de obras e será a próxima a ser reinaugurada pela SuperVia. “A primeira viagem do trem chinês é um momento importante, pois reflete o novo padrão de excelência que a nova gestão da SuperVia pretende oferecer ao cidadão fluminense”, explicou Carlos José Cunha,  presidente da SuperVia.




Na ocasião, também foi realizada uma visita oficial para apresentação do novo Centro de Controle e Operações da concessionária. As autoridades conheceram as novas instalações, fruto de um investimento de R$ 40 milhões, e em funcionamento desde janeiro de 2012. O novo CCO garante mais eficiência e segurança na circulação de trens na região metropolitana do Rio de Janeiro. A equipe de controladores de tráfego da SuperVia foi homenageada com uma placa, entregue por Pezão ao supervisor de circulação, André Luiz Carvalho dos Santos, que tem 30 anos de experiência no sistema ferroviário.



Durante a viagem, os passageiros puderam ouvir uma mensagem, direto do Centro de Controle, que demonstrou o funcionamento do novo sistema de comunicação, que permite o contato direto entre os supervisores de tráfego e os passageiros dentro dos trens. Nesta primeira viagem, o trem chinês levou os passageiros até a estação Silva Freire, desativada desde a década de 1960 e que será reinaugurada pela SuperVia. A nova estação servirá como parada para trens semidiretos (ramal Japeri e Santa Cruz) – o que melhorará o fluxo de passageiros nas estações Méier e Engenho de Dentro. A expectativa é que, por mês, 70 mil passageiros passem pelo local. O trem chinês também realizou paradas, para embarque e desembarque, nas estações São Francisco Xavier e São Cristóvão.
Após a viagem inaugural, o primeiro trem chinês já realizou viagem no ramal Deodoro e está em operação para atender à população do Rio de Janeiro. Os novos trens, todos com ar condicionado, têm capacidade para 1.300 passageiros e contam com tecnologia de ponta, interiores mais amplos, painéis de LED, circuito interno de TV, bagageiros e um moderno sistema de comunicação interativa entre o trem e o Centro de Controle da SuperVia. Outros sete trens chineses já foram entregues pelo fabricante ao Governo do Estado e estão em período de testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário