quarta-feira, 21 de março de 2012

Passageiros elogiam novo trem chinês do Rio, mas criticam sistema

Usuários aprovaram condições do trem, mas temem que dure pouco.
Secretário de Transportes anunciou mais oito trens em operação até julho.

O novo trem chinês, inaugurado na manhã desta terça-feira (20) pelo governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, já foi testado pelos usuários das composições da SuperVia, que se dividiram entre elogios e críticas.
Acompanhado do secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, e do presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, Pezão fez a viagem inaugural do trem da Central do Brasil até a estação Silva Freire, na Zona Norte, que será reativada. Na volta, na estação São Cristóvão, também na Zona Norte, o trem foi aberto ao público, que, somente depois que embarcou, na correria, percebeu que a composição era nova e levava muitas autoridades.
Quando os passageiros entraram, o ar-condicionado potente e a limpeza do trem foram logo notados, mas na hora veio a pergunta: "Até quando?". Passageiros comentavam que as  condições do novo trem não durariam mais que um mês.

Entre os passageiros estava Amanda Valério, que estuda em São Cristóvão, onde chega no trem que vem de Santa Cruz, na Zona Oeste. “É claro que está tudo muito bonito, mas transporte de qualidade não é somente isso. E o resto? Os atrasos são constantes e a passagem é cara. E só tem este trem novo. Até parece que esse trem novinho é apenas um 'cala-boca'”, disse a jovem, que seguia para a Central para, de lá, pegar o trem para Santa Cruz.

 
 
Carolina Barbosa, que mora em Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio, estuda na Tijuca, na Zona Norte, e pega o trem em Santa Cruz para descer em São Cristóvão. Ela disse que tinha lido sobre a entrada em funcionamento do novo trem, mas não imaginava que ia participar de sua primeira viagem, junto com as autoridades. Ela também elogiou o novo trem com ressalvas.
“Muito bonito, confortável e limpo, mas temos um problema grave que é a inconstância dos horários. Não dá para programar nada, pois a gente sempre corre o risco de chegar atrasado. A gente quer, além da limpeza, um transporte em que a gente possa confiar em termos de horários. Além disso, tem a superlotação. A gente só anda em trem lotado, e a passagem não é barata”, disse Carolina.

Novo trem do Rio (Foto: Lilian Quaino/G1)Oito novos trens até julho

O secretário Júlio Lopes anunciou que outros quatro trens chineses estão no porto do Rio à espera de liberação e mais quatro, em Sergipe, a caminho do Rio. Ele disse que esses oito novos trens deverão estar operando até julho.
Já o governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, disse que até 2014 o sistema ferroviário estará totalmente modernizado.
“Poucas cidades do mundo vão apresentar o que apresentaremos até 2014 em termos de sistema ferroviário. A viagem foi maravilhosa. Sabemos que a partir de agora a população vai pressionar cada vez mais por essa modernização. Mas a cada mês teremos conquistas nesse sistema como poucas cidades no mundo”, disse Pezão.
O trem que entrou em operação nesta terça é o primeiro dos 30 novos trens chineses comprados pelo estado do Rio.  Os novos trens têm capacidade para 1.300 passageiros, e são equipados com ar-condicionado, paineis de LED, TVs de plasma, câmeras de monitoramento interno, bagageiros e sistema de comunicação direta com o Centro de Controle Operacional.
O primeiro trem chinês faz parte de um pacote de investimentos de R$ 2,4 bilhões no sistema ferroviário urbano.
A Secretaria estadual de Transportes finaliza o processo de licitação para compra de mais 60 composições. A previsão é que, ainda no início do segundo semestre, todos os 30 novos trens chineses já estarão em operação.
Em janeiro, três dos 30 novos trens comprados da China pelo governo do estado chegaram ao Rio. Os trens já vieram pintados com o logotipo dos Jogos Olímpicos.

Tentativa de sabotagem

 
SuperVia encontra corda enrolada na rede aérea de eletricidade (Foto: Divulgação/ SuperVia) A SuperVia informou por meio de nota, nesta terça-feira (20), que identificou na noite de segunda-feira (19) uma tentativa de sabotagem que interromperia a circulação do primeiro trem do ramal Japeri com destino à Central do Brasil.
Durante uma inspeção noturna no ramal, a equipe de manutenção da companhia informou que encontrou “uma corda enrolada na rede aérea de eletricidade, localizada no cruzamento de linhas, próximo à estação de Queimados”.
A SuperVia argumenta que “se isso não tivesse sido detectado pela concessionária, o primeiro trem que passasse pelo local na manhã desta terça-feira teria problemas no pantógrafo, equipamento que liga o trem à rede área, ocasionando a interrupção do ramal”.

terça-feira, 20 de março de 2012

Trem chinês realiza viagem inaugural nos trilhos da SuperVia

O presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, o governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, e o secretário estadual de transportes, Julio Lopes, inauguraram nesta terça-feira (20/03), o primeiro de 30 trens chineses adquiridos pelo Governo do Estado. Em sua viagem inaugural, o trem chinês fez o percurso entre as estações Central do Brasil e Silva Freire, no Méier, estação que está em fase final de obras e será a próxima a ser reinaugurada pela SuperVia. “A primeira viagem do trem chinês é um momento importante, pois reflete o novo padrão de excelência que a nova gestão da SuperVia pretende oferecer ao cidadão fluminense”, explicou Carlos José Cunha,  presidente da SuperVia.




Na ocasião, também foi realizada uma visita oficial para apresentação do novo Centro de Controle e Operações da concessionária. As autoridades conheceram as novas instalações, fruto de um investimento de R$ 40 milhões, e em funcionamento desde janeiro de 2012. O novo CCO garante mais eficiência e segurança na circulação de trens na região metropolitana do Rio de Janeiro. A equipe de controladores de tráfego da SuperVia foi homenageada com uma placa, entregue por Pezão ao supervisor de circulação, André Luiz Carvalho dos Santos, que tem 30 anos de experiência no sistema ferroviário.



Durante a viagem, os passageiros puderam ouvir uma mensagem, direto do Centro de Controle, que demonstrou o funcionamento do novo sistema de comunicação, que permite o contato direto entre os supervisores de tráfego e os passageiros dentro dos trens. Nesta primeira viagem, o trem chinês levou os passageiros até a estação Silva Freire, desativada desde a década de 1960 e que será reinaugurada pela SuperVia. A nova estação servirá como parada para trens semidiretos (ramal Japeri e Santa Cruz) – o que melhorará o fluxo de passageiros nas estações Méier e Engenho de Dentro. A expectativa é que, por mês, 70 mil passageiros passem pelo local. O trem chinês também realizou paradas, para embarque e desembarque, nas estações São Francisco Xavier e São Cristóvão.
Após a viagem inaugural, o primeiro trem chinês já realizou viagem no ramal Deodoro e está em operação para atender à população do Rio de Janeiro. Os novos trens, todos com ar condicionado, têm capacidade para 1.300 passageiros e contam com tecnologia de ponta, interiores mais amplos, painéis de LED, circuito interno de TV, bagageiros e um moderno sistema de comunicação interativa entre o trem e o Centro de Controle da SuperVia. Outros sete trens chineses já foram entregues pelo fabricante ao Governo do Estado e estão em período de testes.

Programação SuperVia.


 

 
A SuperVia terá planejamento diferenciado nesta quarta-feira. Serão disponibilizadas viagens extras para o jogo entre Botafogo e Treze-PB, válido pela Copa do Brasil, no Engenhão, às 22h. Depois do jogo, as composições seguirão da estação Olímpica de Engenho de Dentro em direção à Central do Brasil (3C – 0h15), Japeri (5E – 0h17) e Santa Cruz (4D – 0h17).